California Filmes apresenta quatro longas inéditos no Festival Varilux de Cinema Francês

Destaque [TheChamp-Sharing]

Distribuidora exibirá filmes de François Ozon, Jacques Audiard e Xavier Gianolli, que estrearam nos Festivais de Cannes e Veneza

A Califórnia Filmes lançará quatro longas inéditos no Brasil no já tradicional Festival Varilux de Cinema Francês, que acontecerá em diversas cidades entre 25 de novembro e 8 de dezembro exclusivamente presencial. Novos trabalhos de François Ozon, ESTÁ TUDO BEM; de Jacques Audiard, PARIS, 13o DISTRITO; de Xavier Gianolli, ILUSÕES PERDIDAS; e Bernard Campan, MENTES EXTRAORDINÁRIAS poderão ser vistos na tela do cinema.

Exibido no Festival de Cannes, ESTÁ TUDO BEM foi adaptado pelo próprio diretor do livro de Emmanuèle Bernheim, inspirado num episódio da vida dela, e traz no elenco grandes nomes do cinema europeu, como André Dussollier, Charlotte Rampling, Sophie Marceau e a diva alemã Hanna Schygulla. O filme tem como protagonista uma mulher que abandona tudo para cuidar de seu pai, depois que este sofre um derrame, porém, paralisado e com dificuldades físicas, ele pede sua ajuda para cometer suicídio.

O cineasta conta que começou a adaptação depois da morte de Bernheim, em 2017, e viu o filme como uma forma de estar novamente próximo de sua amiga, que conhecia desde o ano 2000. “Num nível pessoal, só nesse momento, eu me senti mais preparado para mergulhar na história dela. Eu preciso de um tempo com os livros quando os adapto para que eles amadureçam, se tornem meus.”

Também exibido em Cannes, PARIS, 13o DISTRITO marca a volta de Audiard ao cinema francês, depois de uma incursão aos EUA e uma série. O longa acompanha os encontros e desencontros  e as relações de amor e amizade entre um quarteto de jovens. O cenário é o bairro do título do filme, definido pelo diretor como “muito original e exótico, marcado por uma mistura cultural e social impressionantes”. Filmar em preto-e-branco, completa o cineasta, lhe deu a oportunidade de “mudar as expectativas que as pessoas têm sobre Paris”.

Partindo do clássico da literatura francesa, de Honoré de Balzac, Gianolli transforma ILUSÕES PERDIDAS num épico de 150 minutos, com Benjamin Voisin, como o herói Lucien de Rubempré. O filme estreou no Festival de Veneza, em setembro passado, e tem no elenco também inclui Gerard Depardieu, Cécile de France, Vincent Lacoste, Jeanne Balibar. Em sua crítica, a revista Variety apontou como a adaptação do romance do século XIX é relevante para o presente. “Não há nada de novo em relação às fake news, e pode ser chocante para o público descobrir [com o filme] como a imprensa já era poderosa e corrupta dois séculos atrás”, escreve Peter Debruge.

Já a comédia MENTES EXTRAORDINÁRIAS é dirigida e protagonizada por Bernard Campan, que interpreta o dono de uma agência funerária de 58 anos, que devotou toda sua vida ao trabalho, e se recusa a se aposentar. Ele conhece Igor (Alexandre Jollien), um homem de 40 anos com paralisia cerebral. Juntos, fazem uma viagem pela França, na qual discutem de tudo: amizade, filosofia, política. O filme é inspirado nas experiências do próprio Jollien, que é filósofo e escritor, vencedor do Montyon de Literatura e Filosofia.

Os filmes serão lançados em circuito comercial em 2022.

Mais informações sobre os filmes:

Tudo está bem (Tout s’est bien passé), de François Ozon

Elenco: Sophie Marceau, André Dussollier, Géraldine Pailhas, Charlotte Rampling, Hanna Schygulla, Eric Caravaca

Sinopse: Aos 85 anos, o pai de Emmanuèle está no hospital após sofrer um derrame. Quando ele acorda enfraquecido e dependendo da ajuda de outras pessoas, esse homem cheio de vitalidade e curiosidade que ama a vida pede à sua filha para o ajudar a morrer.

Paris, 13o Distrito (Les Olympiades), de Jacques Audiard

Elenco: Lucie Zhang, Makita Samba, Noémie Merlant, Jehnny Beth

Sinopse: Émilie conhece Camille que está atraída por Nora, cujo caminho se cruza com o de Amber. Três garotas e um rapaz. Eles são amigos, às vezes, amantes – às vezes, as duas coisas.

Ilusões Perdidas (Illusions Perdues), de Xavier Gianolli

Elenco: Benjamin Voisin, Xavier Dolan, Vincent Lacoste, Cécile de France, Gérard Depardieu, Jeanne Balibar

Sinopse: Inspirado no clássico de Honoré de Balzac, o filme tem como protagonista Lucien de Rubempré, um jovem poeta pobre, na França do século XIX, que alimenta grandes sonhos. Ele abandona a cidadezinha onde mora e a gráfica de família, e se muda para Paris, onde descobrirá um mundo regido pela aparência e ganância, que consumirão suas ilusões.

Mentes Extraordinárias (Presque), de Bernard Campan

Elenco: Bernard Campan, Alexandre Jollien, Laëtitia Eïdo, Marilyne Canto

Sinopse: Louis é um agente funerário viciado em trabalho, cuja vida se transforma ao conhecer Igor, um entregador de quitanda, com paralisia cerebral, mas uma mente cheia de ideias brilhantes. Juntos, embarcam numa viagem pela França.

[TheChamp-Sharing]


Cadastre-se e fique por dentro dos principais lançamentos e novidades da California Filmes.